CARLOS OSWALDO DEGRAZIA é professor jubilado de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, tendo exercido, também, os cargos de professor nas disciplinas de Histologia e Embriologia na Faculdade de Medicina de Rio Grande - FURG (professor fundador); Histologia, Embriologia e Patologia na Faculdade de Medicina de Santa Maria - UFSM (professor fundador); Histologia Bucodentária na Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC (professor fundador).
Publicou, em revistas científicas, vários trabalhos em Citologia, Patologia Geral, Patologia Ocular e História da Medicina. Em outras revistas e jornais, colaborou com artigos literários ou de opinião sobre questões fundamentais da existência humana.
Sócio efetivo da Associação Médica do Rio Grande do Sul - AMRIGS e colaborador da Revista dessa associação, do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul - CREMERS e do Sindicato Médico.
MEMBRO HONORÁRIO DA ACADEMIA SUL-RIO-GRANDENSE DE MEDICINA.